topo
linha2


Fotogaleria
 

» Home » Eventos » Sociais » Festa do caçador no Arsenal do Minho

 

Festa do caçador no Arsenal do Minho

Textos e Fotos de: Carlos Morgadinho
Adiaspora.com

Mais outra festa de arromba no Arsenal do Minho no passado sábado (dia 26). Desta foi  dedicada aos  "Caçadores", aqueles que andam lá pelas matas do norte, de espingarda, ou caçadeira, na mão a disparar para tudo o que mexe pensando haver caça grossa - veados, ursos, alces ou até leões e crocodilos se os houver por estes lados do hemisfério norte, e da outra mais miúda como os coelhos, codornizes, galinholas, patos bravos, gatos selvagens e tudo mais que voe, mexa e corra.

Contaram-nos uma história, durante o convívio, daquele caçador que num dia de azar nada encontrou para afinar a pontaria e, para não ser zombado quando chegasse a casa, resolveu cometer uma pequena falta, ou mentira. Comprou  numa loja de especialidade, talvez num talho, uma meia dúzia de coelhos que os pendurou de imediato no seu cinto. Só que alguém fez reparo da caça estar já sem a pele o que o "herói" da tarde, o caçador, sem perder a compostura, rapidamente contou que os apanhou (os coelhos) numa orgia no meio duma clareira da floresta. Está boa não está? Aqui deve estar a razão pelo que é hábito chamar-se aos caçadores, e aos pescadores amadores também, de "Mentirosos", pelas muitas estórias que contam após as caçadas ou pesca.

Sobre a festa desta noite, o costume, o salão abarrotar de gente. Muita alegria, muita dança DJ e pelo Grupo de Concertinas da Casa, cujo jantar, de caça brava (...não. não era comprada. Esta não. Juramos!) foi confecionado pelas excelentes cozinheiras desta popular agremiação minhota da nossa comunidade. Menu? Foi um valente arroz de cabidela de se comer sem necessidade de chorar por mais pois a fartura era tanta que até sobrou.

Claro que para dançar há poucos que passem à frente dos arsenalistas. Todo o mundo assentou arraiais na pista para abanar-se talvez com o intuito digestivo e quanto aos viras e chulas e outras musicas lá do norte, nem é bom falar-se. Foi um coqueluche que lotou totalmente a pista de dança.

Bravo. Os caçadores que continuem a treinar na pontaria para não serem forçados a passar no talho para se aviarem antes de chegarem a casa....

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

Voltar para Eventos Sociais

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007